Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

SAV


Caminho Vocacional – ETAPAS DE FORMAÇÃO

Depois do período de acompanhamento da jovem vocacionada ela é convidada a um período maior de convivência e formação numa casa da Congregação. Esta é a etapa do Aspirantado onde a vocacionada faz a experiência do viver em grupo e vai conhecendo sua vocação.

Se ela apresentar as condições e disposições necessárias e fizer o pedido de começar um caminho vocacional já direcionado à vida religiosa murialdina a aspirante entra em outra etapa, o Postulantado que dura seis meses.

A terceira etapa é o Noviciado, geralmente de dois anos de intensa formação cristã e religiosa, mais oração e conhecimento da Congregação e do Carisma. Neste período a noviça tem um acompanhamento personalizado para avaliar suas motivações na busca da vida religiosa Murialdina e discernir sua opção vocacional.

Juniorato: No final do noviciado, se a noviça sente que é esta sua vocação, ela pode fazer sua primeira profissão, com os votos de pobreza, castidade, obediência por um ano. Para aprofundar e amadurecer sua consagração religiosa, ela pode renovar seus Votos a cada ano por cinco anos. Durante esta etapa ela desenvolverá o apostolado da congregação, inserindo-se na missão, segundo suas disposições e capacidades.

Profissão Perpétua: Concluídos os cinco anos, a Juniorista (ou a Irmã de votos temporários) faz sua consagração definitiva na congregação, para continuar seguindo Jesus segundo o carisma de Murialdo, a serviço dos mais necessitados e fortalecida pela experiência do amor de Deus