Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

Quem Somos - Irmãs




Histórico da Ir. Angelina Rogowski

Aos 11 dias do mês de fevereiro de 1941, em Concórdia, Santa Catarina. sob a proteção de Nossa Senhora de Lourdes, nasciam os filhos gêmeos, Angelina e Luiz, do casal Stanislau Rogowski e Maria Graiczik.

Ir. Angelina Rogowski é a 5ª dos oito filhos do casal. Eram 05 irmãos e 03 irmãs. Destes 5 já partiram para a eternidade, permanecem entre nós seu irmão Gêmeo Luiz e a irmã Alexandra.

Aos 19 anos Ir. Angelina decidiu-se pela vida religiosa motivada pela pregação de um missionário Redentorista que passou na capela da localidade.
Iniciou sua caminhada vocacional e formativa no aspirantado das Irmãs Murialdinas de São José, em Fazenda Souza, a convite de uma Ir. Murialdina que foi até a casa onde morava. Nos anos de 62 e 63 fez seu postulantado e noviciado, ainda em Fazenda Souza.
“Com Amor eterno Eu te amei” – Deus disse ao profeta, mas muito inspirou e animou toda a vida religiosa de Ir. Angelina. Com certeza nestes 50 anos de caminhada como Murialdina esta frase sempre esteve muito viva e presente em sua vida. No ano de 1965 fez seus primeiros votos e iniciou sua missão como Irmã Murialdina atuando nas diversas casas dos Josefinos (Ana Rech, Seminário de Fazenda Souza e Centro Técnico Social – Caxias do Sul e Londrina, no Paraná), sempre desenvolvendo atividades domésticas, sobretudo como ótima cozinheira, sem lhe faltar aquela palavra amiga de apoio e incentivo aos jovens seminaristas.
Foram-lhe confiadas atividades junto a Creche Lar Pe. João Schiavo – Caxias do Sul e creche Lar Maria Menina, em Porto Alegre, sempre auxiliando nas atividades educativas, mas principalmente provendo a alimentação. Lembra deste tempo não como trabalho realizado mas como missão desempenhada junto as crianças sendo sempre presença de amiga, irmã e mãe, como nos lembra Murialdo. No colégio Santa Maria Goretti em Fazenda Souza e na Sede de Delegação continuou desenvolvendo a atividade de cozinha,de horta e jardim e afirma que é uma bênção aquilo que faz até hoje, pois a Irmã Murialdina deve descobrir o Amor de Deus em tudo o que faz e sentir-se bem por isto.

Para Ir. Angelina uma das lembranças de infância é a do avô Francisco muito praticante da religião, reunia os netos em sua carpintaria e ensinava a rezar. Dizia que Jesus fazia e que nós também devíamos fazer e nos fazia rezar o terço, principalmente eu e meu irmão gêmeo. Assim como os discípulos pediram a Jesus que lhes ensinasse a rezar ele também nos ensinava a rezar a mais bela de todas as orações, aquele em que chamamos a Deus de Pai.

Manifestando seus sentimentos na celebração dos 50 anos de vida Religiosa Ir. Angelina agradece a Deus em primeiro lugar. Agradece à família, à congregação e a tantas pessoas amigas que a ajudaram na realização de sua missão e vocação e pede que Deus abençoe a todos e os guarde.

E nós, Ir. Angelina, te dizemos muito obrigada pelo teu testemunho, vivência e presença junto a cada uma de nós nestes 50 anos e que Deus te abençoe e acompanhe sempre na caminhada e na missão.