Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

Quem Somos - Na Vida Eterna




BIOGRAFIA DE IR. ELISA ANNA RIGON

Ir. Elisa nasceu em Garibaldi, no dia 06 de janeiro de 1919, filha de Francisco Rigon e Maria Zattera Rigon. Desde muito pequena seu desejo foi o de consagrar sua vida a Deus e concretizou este sonho em 1937, quando fez sua Profissão Religiosa na Congregação das Irmãs de S. José, em Garibaldi- RS.

Formou-se para o magistério com o antigo Curso Normal. Depois cursou Matemática e Física na PUC, Porto Alegre. Sua maior ocupação foi como educadora e professora, dedicando-se a muitas jovens em Escolas e internatos, como no Colégio S.José de Caxias do Sul, no Colégio Sevignè, de Porto Alegre e no Colégio S.José de Vacaria.

A vida de Ir. Elisa começou a tomar outro rumo em 1957, quando, a pedido do Bispo D.Benedito Zorzi e do Pe. João Schiavo, ela foi transferida para Fazenda Souza, Caxias do Sul, com a missão provisória de ajudar na formação do grupo de Irmãs Murialdinas de S.José, que Pe. João Schiavo havia apenas iniciado há três anos.

Entre as Irmãs Murialdinas foi educadora das futuras religiosas, professora e Diretora da Escola Santa Maria Goretti. No dia 6 de janeiro 1964, terminando o período de cedência de sua Congregação, a pedido de D.Benedito, Ir.Elisa passa definitivamente a integrar a Congregação das Irmãs Murialdinas de S.José.

Com a morte do Padre João Schiavo, coube a ela assumir a administração e coordenação das Irmãs Murialdinas. Foi a primeira Provincial no Brasil, até 1975.
Formou-se em Línguas com especialidade em Português e Francês, mas sempre esteve em serviços de coordenação. Ficou 12 anos na Itália, com a função de Superiora geral das Irmãs Murialdinas, assumindo também os desafios de sua frágil saúde e os da vida longe da Pátria, o que na época era coisa mais rara.

Foi uma mulher sempre corajosa, muito participativa e de ousadas iniciativas em abrir espaço para atuação das Irmãs junto aos pobres, aqui e fora do Estado. Foi iniciativa sua a abertura da Obra Socioeducativa no Bairro Santa Fé, atualmente confiada aos Josefinos de Murialdo. Em maio de 2002, a Câmara Municipal de Vereadores lhe concedeu o título de Cidadã Caxiense.

Deixando a função de Superiora geral, dedicou-se em recolher os escritos do Pe. João Schiavo, difundir sua devoção e provocar a introdução da causa de Beatificação.
Com oitenta anos de idade, como Vice-Postuladora, assumiu todo o trabalho do processo diocesano pela causa de Beatificação do Servo de Deus, Pe. João Schiavo, com lucidez e competência em informática.

Com domínio perfeito do Francês e Italiano, traduziu vários livros e monografias. Escreveu dois livros: “Traços Biográficos do Pe. João Schiavo,” “Espiritualidade do Servo de Deus, Pe. João Schiavo” e, em parceria com o Pe. Orides Ballardin: “Pe. João Humilde Intercessor”.

Com a idade de 95 anos, ainda continuava compondo poesias, fazendo traduções, como boa usuária do computador, mas sobretudo da Palavra de Deus e oração onde encontrou energia e motivação para continuar sua doação a Deus e aos irmãos, pois foi sempre procurada para escuta, orientação e aconselhamento, na dimensão humana e espiritual.

No mês de dezembro de 2015, quando Pe. João Schiavo era declarado Venerável, nela foi constatado câncer já com metástase. No dia 6 de janeiro depois de superar uma cirurgia com anestesia geral, conseguiu celebrar seus 97 anos na comunidade.

A partir disso ficou sempre mais debilitada. Passou o dia de ontem bastante bem, mas à noite, acometida de mal estar, recebeu a unção dos enfermos e indulgência plenária, por apresentar sinais de um quadro sem retorno. Passou a noite praticamente consciente, embora sem falar e acompanhou orações e cantos que a preparavam para o seu encontro com o amado Deus misericordioso. Faleceu serenamente em 21 de abril de 2016, às 5h20min desta manhã por parada cardiorrespiratória e insuficiência renal.

Ir. Elisa deixa-nos um legado de fé, amor a Deus e aos irmãos, bondade, bom humor, gratidão para com as pessoas, partilha, participação e solidariedade. A Deus agradecemos profundamente por esta longa e preciosa existência e lhe pedimos que a recompense de tudo e na sua misericórdia a envolva no seu eterno abraço. Ir. Elisa continue conosco e ajude-nos a sermos o que Deus espera de cada uma de nós.