Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

Quem Somos - Irmãs




Dados biográficos da IR. JUREMA MATTIUZ


Ir.Jurema Mattiuz nasceu em Fagundes Varella, Veranopolis, no dia 23 de junho de 1939, sendo a 4ª filha de Martins Mattiuz e Angela Giotto. Desde pequena se mostrou muito talentosa para música e canto. Depois de três anos de caminhada vocacional com as Irmãs Pastorinhas, animada pelo Pe.Nebrídio, pediu para ser Murialdina.

Chegou em Fazenda Souza no dia 5 de abril de 1961, com a idade de 21 anos. Ela recorda que foi muito bem recebida pela Ir.Maria Paniz e no dia seguinte pelo Pe.João Schiavo e Madre Elisa que ficou contente com a chegada de uma menina grande. Logo se enturmou com as demais aspirantes e começou sua caminhada, sempre muito ativa e generosa. . Depois dela vieram as manas Rosalina e Lourdes.

Em 1962 entrou no noviciado das Irmãs Murialdinas e em 11 de fevereiro de 1964 com a presença da Superiora geral Madre Maria Ellena e Pe.João Schiavo fez sua 1ª Consagração religiosa e em 21 de janeiro de 1969, fez sua entrega definitiva ao Senhor com os votos perpétuos.

Destes 50 anos de vida religiosa, por mais de 20 anos, Ir.Jurema viveu aqui. Desenvolvendo sua capacidade para a música, aprendeu do Pe.João Schiavo o canto gregoriano e sempre animou as liturgias da comunidade, em casamentos e coral da paróquia com os acordes do harmônio. Habilidosa em muitos trabalhos artesanais e cerâmica tinha jeito e criatividade artística para tudo. Foi professora de música e canto no Colégio Santa Maria Goretti, trabalhou no transporte dos alunos, foi motorista de ambulância a serviço dos doentes de Fazenda Souza e arredores, dedicou-se em todos os setores como cozinha, lavanderia, construções, sapataria e demais serviços.

Saindo de Fazenda Souza, Ir.Jurema dedicou sua vida nas comunidades de Porto Alegre-RS: Restinga, Lar Maria Menina, Cidade de Deus e Partenon e em Caxias do Sul-RS, no Lar Pe.João Schiavo, no Paranà em Maringá e Londrina a serviço de crianças e adolescentes, na pastoral paroquial e serviços gerais.

Viveu também uma experiência de quase dois anos no Chile. Depois da cirurgia na coluna, passou um tempo em recuperação, na casa da mana Terezinha.

Durante esta caminhada de 50 anos, Ir.Jurema, sempre gostou de dar atenção às pessoas e, dentro de suas limitações, tentou viver a doação ao Senhor na alegria e no serviço.

Hoje ela agradece por todo apoio recebido, mas sobretudo agradece a Deus por todas as graças e força com que Ele esteve sempre a seu lado e afirma com S.Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece”.

Que Deus a recompense pelo bem que ela fez e lhe conceda muitas graças e bênçãos nesta fase de sua vida para continuar fazendo o bem, seguindo o Senhor com disponibilidade e confiança.

PARABÉNS, Ir. Jurema.