Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

Quem Somos - Irmãs




HISTÓRICO DE IR. LEDA BORELLI

Logo ao raiar do dia, aquele dia 22 de janeiro de 1947, nascia em Fazenda Souza, Caxias do Sul, Leda Borelli, filha de Avelino Borelli e Luíza Rech Borelli, in memoria. O casal teve9 filhos dos quais 3 já falecidos.

Fazenda Souza Comunidade com grande devoção a N.Sr.ª da Saúde e Caravaggio, ao Sagrado Coração de Jesus,a Eucaristia e santa missa.Neste clima profundamente católico seja na família como na comunidade a Leda fui crescendo e participando em todas as atividades religiosas da época:Apostolado da Oração,JAC (Juventude Agrária Católica),catequese,coral e missa diária.A família foi provada com a morte prematura da mãe (Ir. Leda tinha apenas 8 anos) seu pai e suas irmãs sempre a ajudaram no cultivo da fé e dos valores humanos e cristãos.

A Leda sempre dizia que queria ser Professora e nunca pensava que podia ser irmã ao mesmo tempo,até que um dia Ir.Mercedes lhe disse:tu podes ser professora e irmã ao mesmo tempo. A partir deste momento esta proposta tocou-te o coração. Foi um caminho de discernimento de muita oração e de pedido para que o Senhor te mostrasse o caminho.

Neste período de acolhida e discernimento do chamado vocacional, a Leda participava da missa às 6hs da manhã todos os dias, era aluna das irmãs no Colégio Santa Maria Goretti e com elas e Pe.Schiavo aprendeu o Carisma na vivência diária e a entrega total a Deus através da vida de oração e sacrifício.Cresceu ao lado de uma Congregação que iniciava sua existência neste distrito de Fazenda Souza e com as irmãs vivia esta linda experiência de ser pobre e ser feliz.

Ir. Leda Borelli iniciou sua experiência religiosa ingressando no postulantado, em Fazenda Souza em 21 de julho de 1963, fez seus votos temporários em 1964 e em 1971 consagrou-se definitivamente a Deus com os votos Perpétuos.

Iniciou sua missão apostólica no colégio Santa Maria Goretti, em Fazenda Souza, como professora, e posteriormente atuou também como Diretora. Após este tempo foi-te confiada à missão de coordenar a Delegação atuando como delegada por 3 triênios. Concluída esta missão teve a oportunidade de permanecer, em Roma, na Casa Geral, para um período de formação permanente. Fortalecida espiritualmente e pessoalmente com este tempo foi-lhe confiado o inicio de uma obra Murialdina, na Argentina, Mendoza, apostolado que ela está assumindo até o presente momento.
Ir. Leda, quando questionada sobre o que a alimentou nestes 50 anos de vida religiosa respondeste:foram muitas as motivações que vieram à minha mente e coração. O SIM dado em 21 de janeiro de 66 foi para sempre e jamais duvidei da Fidelidade de Deus sobre meu chamado.Ele foi fiel com sua graça nas minhas infinitas caídas.O Amor de Deus e a Sua Misericórdia nortearam a minha vocação desde o início.Entregar-me a Ele sem reserva me deu a força de sempre recomeçar e nunca desanimar diante das dificuldades que passei e das fraquezas e misérias de minha existência.O Amor Misericordioso de Deus se encontrou com minha miséria e pecado...As minhas devoções a Santa Terezinha,Murialdo e, sobretudo ao Coração de Jesus me fez sentir que Deus me chamou a Congregação certa para viver este Carisma do Amor Infinito,Pessoal,Terno é Misericordioso de Deus. Posso também testemunhar que as palavras e exemplos do Venerável Pe. Schiavo foram e serão para sempre minha ancora para chegar ao porto firme:"coragem filha o céu é eterno e te pagará tudo."

Ir. Leda, hoje, nos unimos a ti e bendizemos ao Deus da vida o dom que Ele fez de tua vida e vocação ao serviço dos mais pobres e humildes. Muito obrigada e parabéns pelos 50 anos de vida religiosa.


CURRICULUM VITAE

DADOS PESSOAIS

IRMÃ LEDA BORELLI
69 anos. Solteira. Religiosa
Nascida aos 22 de Janeiro de 1947
Localidade: Fazenda Souza – Caxias do Sul
Filha de Avelino Borelli e Luiza Rech
Carteira de Identidade Nº: 100 3517644
Endereço Atual: Calle Julio A. Roca 5338
Villa Nueva – Guaymallén. Mendoza – Argentina
(54) 0261-4267484
e-mail: murialdinasar@gmail.com

FORMAÇÃO
• Licenciatura em Geografia
UCS- Universidade de Caxias do Sul
Conclusão - 1973
• Curso de Formação Teológica – Instituto Regina Mundi – Roma 1995
• Vários cursos de Capacitação Educativa e Religiosa
• Publicação de dois livros sobre Pe. João Schiavo- Humilde Intercessor.

PERFIL PROFISSIONAL

• Professora no Colégio Santa Maria Goretti – Fazenda Souza – Caxias do Sul – RS e no Colégio Cenecista Sto. Antônio em Caxias do Sul-RS
• Supervisora de Ensino Religioso na 4ª DE (Delegacia de Ensino) – Caxias do Sul- RS
• Superiora Delegada das Irmãs Murialdinas – Brasil e Chile por nove anos.
• Diretora do Colégio Santa Maria Goretti de Fazenda Souza – Caxias do Sul- RS durante 4 anos.
• Iniciadora da Comunidade das Irmãs Murialdinas em Mendoza – Argentina, desde Outubro de 1995.
• Diretora do Centro Educativo São Leonardo Murialdo em Mendoza – Argentina.
• Membro do Conselho de Cidadãos Brasileiros no Mundo – Consulado Brasileiro em Mendoza- Argentina.

Mendoza, 21 de fevereiro de 2016
Ir. Leda Borelli