Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

Quem Somos - Na Vida Eterna




BREVE HISTÓRICO DE IR. LEONORA GRAZZIOTIN

Leonora Grazziotin nasceu em Bom Jesus, no dia 8 de novembro de 1929, filha de José Grazziotin e Ignes Zanotto que tiveram além dela mais 5 filhas e 4 filhos. Esta numerosa família foi abençoada com o dom de uma vocação religiosa.

A Ir. Leonora foi recebida na Congregação das Irmãs Murialdinas, pelo Pe. João Schiavo, no dia 26 de julho de 1959, em Fazenda Souza. Fez sua Primeira Profissão Religiosa em 22 de janeiro de 1961 e cinco anos depois consagrou-se definitivamente ao Senhor com os Votos Perpétuos, no dia 2 de fevereiro de 1966.

Ir. Leonora viveu seus primeiros 15 anos de vida religiosa na comunidade de Fazenda Souza, incrementando sua formação religiosa e profissional. Cursou o Magistério, o Curso Superior de Belas Artes, curso de bibliotecária e de secretária. Nestes anos dedicou-se, sobretudo à educação, na Escola Santa Maria Goretti, como professora de diversas disciplinas, serviços de secretaria e biblioteca. É justo que se recorde quantas caminhadas ela fez ao longo das ruas de Caxias, dirigindo-se a Delegacia de ensino em função de tramitações legais, reuniões e outros setores ligados à educação. Também por algum tempo foi-lhe confiada a assistência noturna das alunas internas.

Além de Fazenda Souza, Ir. Leonora atuou em Caxias do Sul-RS, no Bairro Madureira, por aproximadamente 12 anos, durante os quais exerceu várias funções: Superiora da comunidade Religiosa, Diretora e Secretária da então Escola São João Bosco, professora, Recepcionista, Ministra Extraordinária da Eucaristia e visita aos doentes. Teve uma experiência breve de três anos em Porto Alegre-RS, junto às crianças e adolescentes no Lar Maria Menina e na Restinga.

Desde 2009, Ir.Leonora voltou para comunidade do Centro Social Pe.João Schiavo, com saúde mais debilitada, para exercer o apostolado da oração e a oferta do próprio sofrer. Soube viver a doença com espírito de fé e disponibilidade à Vontade de Deus. E na manhã do dia 14 de outubro de 2013, às 11h30min, deixou de respirar nesta vida para se abrir e mergulhar na atmosfera de Deus. Foi se apagando silenciosamente confortada pela presença do Sacerdote (Pe. Ricardo Testa) e de suas co-irmãs.

Ir. Leonora vá em Paz, e receba a recompensa por toda a vida vivida e gerada em favor do Reino de Deus. Depois de tantos matizes na tua arte de viver, contemplas agora a suprema beleza do Divino Artista, fonte de todas as mais belas artes.