Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

Quem Somos - Na Vida Eterna




IRMÃ NILZA MAZZINI CANARIM

"Em tuas mãos, ó Pai, entrego meu Espírito"

Ir. Nilza, filha de Edegar Canarim e de Brezolina Mazzini, nasceu em Bagé-RS no dia 25 de abril de 1918. A família se estabeleceu depois em Porto Alegre-RS.

Nilza Canarim, com o Professora, encontrou, em Porto Alegre, amplo campo para desenvolver sua incansável dedicação. Lutadora destemida, ajudava, em seu caminho, o pobre, a pessoa necessitada, o ferido que encontrava. Não havia cansaço ou trabalho que a amedrontasse. Sabia, para isto, também obter as licenças ou dispensas de guardas de trânsito ou outras autoridades. Para quem socorre o irmão tão decididamente como o fazia Nilza, todo caminho lhe deve estar aberto.

Mas Nilza ouviou o chamado de Alguém mais forte que ela. Cristo a chamou a seguí-Lo ma Congregação da Irmãs Murialdinas de São José.

Em 1964, ingressou no Postulado. Em 1965, iniciou o Noviciado, consagrando-se ao Senhor, no ano seguinte, com a Profissão Religiosa. Não foi sem sacrifícios que Ir. Nilza dobrou sua vontade perante as manifestações da Vontade de Deus.

Desenvolveu suas atividades como professora, em Fazenda Souza-Caxias do Sul-RS, como Coordenadora de comunidade, em Porto Alegre,onde também atuou nas Comunidades da Vila Restinga e Cidade de Deus ,em trabalhos diversos. Como enfermeira, atuou na Comunidade de Vila Oliva-Caxias do Sul-RS.

Era hábil motorista e, acontecendo-lhe viajar sozinha, dirigia cantando louvores à Virgem Maria. Era devotíssima de Nossa Senhora Medianeira.

Em 1985, agravou-se a doença e submeteu-se ao descanso, na comunidade de Fazenda Souza. Ir. Nilza conheceu e acompanhou sua doença, com plena consciência, repetindo sempre: "É uma graça que Deus me deu a de poder sofrer com Ele".

Procurava não manifestar o sofrimento, acolhendo sempre as pessoas com o habitual sorriso.

Acompanhou a comunidade até o mom ento em que suas últimas forças o permitiram. Era feliz quando podia ser levada à Capela para participar da Missa e da Oração Comunitária.

Mas o encontro com o Deus do Amor Misericordioso, Infinito, atual e Pessoal, se aproximava. A Comunidade reunida em torno de seu leito de dor, assistiu a despedida de Ir. Nilza que recebeu, finalmente, a recompensa de sua dedicação e de seus sofrimentos.

Todas as tuas Irmãs, Ir. Nilza querida, que com tanto cuidado e carinho te ajudaram, especialmente nos últimos meses de tua vida, te pedem que lhes obtenhas, do céu, a perseverança, o entusiasmo, a alegria da doação e a resposta sempre fiel ao Deus do Amor.

Ir. Nilza, a fé profunda em Deus, norteou sua vida, a Medianeira lhe infundiu contínua esperança, e a caridade a levou ao amor à Congregação e aos irmãos!