Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

Quem Somos - Na Vida Eterna




IR. ONORABILE DEMOLINER

Osório - RS (antiga Conceição do Arroio)
* 23-04-1934


Caxias do Sul - RS
 24-05-2018 

falecida nesta madrugada, (24.05.2018) com a idade de 84 anos, é filha de Antonio Demoliner e Victoria Gattelli  Demoliner. Dos doze filhos ela é a 10ª filha do casal e nasceu no dia 23 de abril de 1934, em Barra do Ouro.

Sua vocação à vida religiosa nasceu na infância, vivida numa família de profundas convicções e práticas cristãs e motivada pelo testemunho da tia Ir. Eufrasiada Congregação de São José.

Antes de ser Murialdina já era orientada espiritualmente pelo Pe. João Schiavo. Fez o noviciado na primeira comunidade Murialdina junto ao antigo Seminário Josefino. Sua consagração religiosa aconteceu em 25 de março de 1956, com o primeiro grupo de Irmãs Murialdinas no Brasil. Já no ano seguinte começou sua missão de educadora, na Escola São João Bosco, em Caxias do Sul, residindo no Centro Técnico Social.  Com outras irmãs assumiu o desafio de vidapobre, de muito sacrifício e privações, mas sustentada pela fé em Deus, amor a Maria Santíssima, devoção à eucaristia e contínuo incentivo do Pe.João Schiavo. No início da congregação foi secretária e membro do Conselho de Delegação.

Em outubro de 1963 viaja para a Itália (12 dias de navio) e tem a graça de participar da Beatificação de Murialdo, em Roma e fazer um pouco de turismo, junto com Ir Elisa e Ir. Terezinha Zim, regressando novamente de navio em 30 de dezembro.

Ir. Onorabile teve muita preparação profissional na área da educação, assistência social, catequese e pastoral. Utilizou bem os dons e talentos que recebeu, dedicando tempo e energias a serviço de crianças jovens e famílias, atuando na Escola Santa Maria Goretti, Fazenda Souza, por20 anos não consecutivos. Por breve tempo esteve em Porto Alegre e em Maringá. De 1983 a 2002 esteve no CEPMEM Santa Fé, desenvolvendo um profícuo trabalho de formação humana e cristã aos educandos, funcionários, educadores e famílias atendidas.

Independente da comunidade onde ela estava, Ir. Onorabile sempre se dispôs paraa catequese, encontros de famílias, preparação aos sacramentos, batismo Crisma e Matrimônio. Gostava de visitar os doentes e manter relações com as pessoasatravés de mensagens, correspondências e sempre fazendo memória deles em suas orações. Isto também com seus familiares, que embora distantes, ela os acompanhava com a oração correspondência e ligações telefônicas.

Por motivos de saúde veio para fazenda Souza em 2003, mas continuou com vontade de viver e trabalhar. O apostolado que ela não pode mais fazer pela dificuldade de locomoção, ela o reforçou com sua oração e oferecimento de suas dores. Gostava de escrever suas meditações e sentia-se escolhida e muito amada por Deus, pois “Ele é força, apoio, refúgio, fortaleza, misericórdia”, escreveu. Ainda:” Ele é o Bom Pastor, conheço sua voz, Ele me chamou pelo NOME”.  O Lema que animou sua vida: “Senhor, Tu me mas como sou, mas transforma-me como queres...”

Sobretudo, nestes últimos anos o Senhor foi trabalhando na vida da Ir. Onorabile, já um pouco debilitada pela situação complicada que vivia. Sabemos que o sofrimento purifica e modelapor dentro, como o barro nas mão do oleiro.  E nesta manhã, depois dos últimos retoques, Deus completou sua obra e como vaso de eleição, levou a Ir. Onorabile para a sua morada eterna onde brilhará eternamente na luz do Ressuscitado.

 Agradecemos por sua vida, seu testemunho e pelo grande bem que ela fez na Congregação e na Igreja. Continuamos com ela na fé, na saudade e na esperança de que junto de Deus ela interceda por seus familiares todos e por nós. Dai-lhe, Senhor o eterno descanso... e brilhe para ela a eterna luz. Descanse em paz.