Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

Quem Somos - Irmãs




HISTÓRICO DE IR. REGINA MANICA

Pelos idos anos de 1948, na linda tarde de 24 de outubro, nascia Regina Manica Filha de Giocondo Santo Manica e Maria Clara Brugalli Manica, in memoria. Regina é a única filha do casal que tive ainda os filhos: Ivo, Ismael, Vital, Vitório, Olir e Gilmar.

Nasceu em uma família simples e religiosa, do interior de Garibaldi, Linha Araújo e Souza. Recebeu os sacramentos da iniciação cristã na comunidade São Francisco de Linha Araujo e Souza. Nesta mesma comunidade aprendeu e vivenciou os princípios cristãos, os valores humanos e fraternos que ainda hoje são visíveis no seu ser e agir junto as mais diversas pastorais e atividades apostólicas que desempenha.

Sua vocação foi cultivada desde a infância. Ambiente familiar católico, de respeito pelo sagrado. A oração em família e comunidade foi apreendida desde muito cedo.

A Congregação era ainda jovem naquela época e mais jovem era a menina Regina que chegava para concretizar seu sonho, ser freira. O inicio foi muito difícil, com certeza, saudades da família, pessoas diferentes, rotina diferente e porque não dizer difícil, pois o trabalho fazia parte dos inicios. Ir. Regina afirma que teve a felicidade de Conviver 6 anos com o Pe. João Schiavo, desde o período do aspirantado até os Primeiros votos emitidos em 21 de janeiro de 1966. Conta que as dificuldades eram muitas, materiais e estruturais, mas viviam felizes. A meta era ser religiosa e religiosa santa, motivada por Pe. Schiavo. Padre João que desafiava as vocacionadas a serem missionárias, oferecer os sacrifícios, estudos e trabalhos pelas missões.

Ir. Regina assumiu e pôs em prática os ensinamentos de Pe. João Schiavo, trabalhou nas mais diferentes frentes de ação apostólica de nosso Carisma Murialdino. Desde auxiliar de aulas, no colégio Santa Maria Goretti, em Fazenda Souza até Vigária Geral, da congregação, passando pela realidade mais pobre de nossa Delegação nos inicios da comunidade de Xique – Xique, na Bahia. Em todas as realidades manifestava e manifesta o seu ser Irmã, mãe e amiga, sabe acolher, ser sociável, sabe gastar tempo para ouvir e acolher o outro.

Como Ir. Regina mesmo diz: a vivência em comunidade, desde o início, as relações de afeição, atenção, escuta, co-responsabilidade, partilha, vida de oração e apostolado; surpresas de Deus nas manifestações de sua vontade... foram e são de fundamental importância para sustentar esta caminhada.

Ir. Regina, nos unimos contigo nesta celebração de vida e de ação de graças e bendizemos aos Deus da Vida e dom de sua vida e vocação a serviço da Igreja, da comunidade e de nossa Delegação e Congregação.Juntos dizemos Obrigada e Parabéns pelos 50 anos de vida gastos pelo Reino de Deus....