Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

Quem Somos - Irmãs




HISTÓRICO DE IR. ROSALINA


Antes de te formares no seio de tua mãe, aos 18 de outubro de 1944, eu já havia te escolhido. Como o Senhor escolheu o profeta, também escolheu e chamou Ir. Rosalina Mattiuz. Filha de Martins Mattuiz e Angela Giotto, é a 7ª dos 11 filhos do casal.

Da infância, na distante cidade de Veranópolis daquela época, Ir. Rosalina guarda viva a lembrança da mãe que reunia a família e lhes ensinava o catecismo e a reza do terço, à noite, à luz de velas, ao redor do velho fogão à lenha.

Por fazer parte de uma família de muita fé, Ir. Rosalina sempre pode contar com o apoio dos familiares na decisão de seu caminho vocacional. A semente de ser religiosa foi crescendo em seu coração e, convidada por seus irmãos que estavam no seminário Josefino e pelo Pe. Nebridio conheceu e ingressou na congregação das Irmãs Murialdinas, em Fazenda Souza. Neste tempo Rosalina tinha 17 anos.
No ano de 1962 ingressou no postulantando iniciando assim seu caminho formativo. Faz seus primeiros votos em 1965, ao mesmo tempo em que fazia seu caminho formativo de vida religiosa, também frequentava a escola concluindo assim seus estudos.
O texto bíblico que sempre a acompanha é do evangelho de Mc “Eu vim para servir e não para ser servido”. Assim como Jesus Ir. Rosalina também fez e faz da sua vida doação. Nestes 50 anos de vida religiosa atuou em quase todas as comunidades de nossa Delegação e com disposição também no exterior, no Chile. Atuou também, nas casas do Josefinos de Murialdo, Seminário em Fazenda Souza e em Londrina-PR. E afirma que todos os trabalhos que lhe foram solicitados sempre os aceitou e se doou inteiramente, dando o melhor de si.

No seu dia a dia não era apenas fazer a atividade de cozinha, serviços domésticos ou como auxiliar geral ou de Vice Diretora, mas era e é a de ser uma presença de amiga, irmã e mãe a todos os que estão a sua volta. E como todo ser humano Ir. Rosalina também teve alegrias e dificuldades, mas sempre perseverou, pois tem certeza de que “está nas mãos de Deus, portanto em boas mãos”.

Manifestando seus sentimentos Ir. Rosalina agradece a Deus a vida física e cristã, os ensinamentos da família principalmente a oração, a graça da vocação e da perseverança até o momento presente.

E nós, Ir. Rosalina, junto contigo damos glórias a Deus pelos teus 50 anos de vida doada e gasta em beneficio de muitas vidas principalmente as mais pobres e necessitadas de amor e esperança.