Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

Quem Somos - Na Vida Eterna




IRMÃ TEREZINHA PRESOTTO

No amanhecer do dia 13 de setembro de 2006, Deus chamou para si

“No vosso Amor, me concedestes aplenitude da Vida. Acolhei- me Senhor; em Vós coloquei minha esperança”. (S122)

Irmã Terezinha Presotto nasceu em Vila Flores, Veranópolis, aos 04 de outubro de 1945.
É a quinta dos nove filhos do casal José Eleutério Presotto e Rosa Ermínia Grandi Presotto. Uma família de origem pobre e humilde, mas profundamente cristã, que deu duas filhas para a Vida Religiosa:
uma para as Irmãs Murialdinas e outra na Congregação das Irmãs de São José.
Em julho de 1965, entrou na Congregação das Irmãs Murialdinas, em Fazenda Souza. Fez a primeira profissão religiosa em 21 de janeiro de 1968 e, depois de cinco anos de fidelidade e doação a Deus, consagrou-se para sempre a Ele com a profissão dos Votos Perpétuos, em 22 de dezembro de 1973.

Viveu seus primeiros dezesseis anos de religiosa, na comunidade do Santa Maria Goretti,em Fazenda Souza, e, posteriormente, mais dois triênio, dedicando-se como professora, superiora e no apostolado Paroquial, sempre disponível paro qualquer serviço...
Em 1975, participou do Capftulo Geral da Congregaço em Roma.
Esteve, por dois triênios na comunidade de São João Bosco, em Caxias do Sul. Nos anos de 1988 a 1991 exerceu o função de
coordenação da Paróquia de Presidente Castelo Branco, no Paraná.
Depois, por três anos, esteve na comunidade da Restinga em Porto Alegre.

Em 2001, assume a coordenação do Centro de Promoçao do Menor Santa Fé, em Caxias do Sul, aí permanecendo até agravar-se o final de sua doença. Dia 13 de setembro, Ir. Terezinha fechou definitivamente o tempo, trocando-o pela eternidade.
Com Irmã Terezinha Presotto a nossa Congregação perdeu uma Irmã corajosa, perseverante, caridosa, muito interessada por tudo o que fosse de sua competência, generosa, serviçal, e uma pessoa de Deus que gostava e fazia questão de ter seu tempo para se entreter com Ele na oração.

Passados 40 anos de vida em nossa Congregaço, recordamos, quase como se fosse hoje, o dia em que ela veio, sozinha, para pedir seu ingresso em nossa Família Religiosa. Chegou em Fazenda Souza com o ônibus do meio-dia. Perguntada sobre o que desejava, respondeu, muito decidida: “Desejo ser Religiosa ,Murialdina, vocês me recebem?” E, foi dizendo quem ela era, de onde vinha. Viu-se que ela estava disposta para assumir o Carisma Murialdino.

Formada em Ciências, dedicou-se à educaçao no Colégio Sta. Maria Goretti, lecionando sobretudo matemática e ensino religioso. Tinha um caráter muito acessível; era muito apreciada pelos alunos, que a recordam com saudades.
O Senhor chamou Irmã Terezinha quando ainda atuava no bairro Santa Fé, desde 2001.

As Irmãs Murialdinas, de sua comunidade assim a recordam:
“Irmã’ Terezínha era muito caridosa e queria que, tanto a comunidade quanto todos os educadores que se dedicavam à Obra, formassem uma só família, juntamente com as crianças e adolescentes nela atendidas. Ela tinha em seu coração a Pedagogia de Murialdo, o qual queria, sobretudo educar o coração dos seus jovens atendidos”.

Cuidava muito das coisas para que não se gastassem inutilmente ou se deteriorassem, pois dizia que tudo aquilo era das crianças.
Nossa Irmã até nos últimos dias em que passou na comunidade, esforçava-se para estar junto a suas Irmãs para a Santa Missa. Não queria incomodar ninguém e esforçava-se para levantar na hora das refeições e para estar presente nas orações da comunidade.

Assim, podemos definir Irmã Terezinha Presotto não amava aparecer, mas era de muito fazer. Levou sua generosidade marcante até o fim, esforçando-se para viver o Carisma Murialdino, tanto na Vida Consagrada, com forte vida interior, quanto em seu apostolado realizado com muito dedicação.

“ Ricordo suor Terezinha sempre molta attenta a coloro che soffrono, ai più piccoli ai più poveri, vedendo in esse lo stesso Signore Gesù che oggi l’accoglie nel suo Regno di Luce “ (Suor Orsola Bertolotto – Roma)

“Foste exemplar Religiosa e nunca hesitaste em dar tudo de ti para o bem da comunidade e de cada co-irmã, sendo: Amiga, Irmã e Mãe de tantas crianças que em ti buscaram o afeto, a formação e o alimento.” (Comunidade Murialdinas - Argentina)

“Temos certeza de que Jesus em pessoa hoje veio ao encontro da Ir. Terezinha e pousou sobre sua cabeça a coroa da vida, porque ela O seguiu com fidelidade até o fim” (Ir. Cecília Dall ‘ Alba - México)

Irmã Terezinha, agora que estás junto a Deus, recorda-Lhe nossas necessidades e intercede por nós que ainda estamos a peregrinar e, quando chegar nossa vez, que todas possamos repetir a frase que tu disseste e repetiste com tanta serenidade: “Estou pronta!”

Irmã Terezinha, descansa no Senhor, pois, se morreste com Cristo, também viverás para sempre com Ele, na Trindade. E, Maria a quem tanto amaste sobre a terra, te acolha, na Paz e na eterna Luz.