Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

NOTÍCIAS DETALHES


13/05/2019 - CARTA ANO MURIALDINO

 
 
 

ANO MURIALDINO – PARTICIPE!

  Celebrando 120 Anos da morte de Murialdo e 50 anos de sua Canonização.

Para articular o Ano Murialdino no Brasil, foi formada uma Comissão Central com a FdM:  Josefinos, Murialdinas, Leigos , Instituto Secular. A abertura do mesmo, aqui no Brasil, será no dia da festa de São Leonardo Murialdo, 18 de maio de 2019.

Segue em anexo a Carta da Comissão Central de Articulação do Ano Murialdino. Nos próximos dias (ainda nesta semana) teremos em mãos a oração oficial impressa, bem como a Carta Circular do Superior Geral, Pe. Túlio Locatelli para estudo e reflexão. Outros materiais como folder, camisetas, banner estão programados.

 Não queremos que  ninguém da Família de Murialdo fique fora  dessa grande celebração. É uma excelente oportunidade de renovação da nossa espiritualidade e missão. 

Acolhamos com entusiasmo o ANO MURIALDINO como tempo da graça de Deus para a nossa Família.

Caxias do Sul, 10 de maio de 2019

Caros irmãos e irmãs da Família de Murialdo

 

As comemorações dos 120 anos da santa morte de São Leonardo Murialdo e dos 50 anos de sua Canonização, conduziram-nos a declarar um Ano Murialdino, aberto em Buenos Aires no dia 30 de março, com encerramento previsto para o dia 03 de maio de 2020, em Turim (Itália).

Deseja-se que esta celebração seja um forte indutor a continuarmos seriamente buscando a santidade nas pegadas de São Leonardo Murialdo.  

O TemaPartilhar o melhor de nós” e o Lema: “Murialdo, nosso companheiro de viagem” (Paulo VI na homilia da Canonização) irão nos acompanhar durante este ano celebrativo, sinalizando os rumos de nosso espírito para realizarmos as diferentes inciativas.      

 Para pensar, organizar, divulgar e acompanhar o andamento das propostas relativas a ele, foi criada uma Comissão Central constituída por representantes da Família de Murialdo a saber: Josefinos de Murialdo, Murialdinas de São José, Instituto Secular Murialdo e Leigos Amigos de Murialdo. Na execução do projeto, com inciativas locais e mais abrangentes, todos estarão envolvidos e, particularmente, em cada uma das comunidades e obras dos componentes da FdM. 

A pergunta fundamental a que devemos responder para que a celebração incida em nossas vidas é esta: O que queremos com o Ano Murialdino?

A seguir apresentaremos alguns aspectos inter-relacionados que sintonizados com o tema e o lema proposto, responderão à pergunta formulada. Sob eles cabem, diferentes inciativas que, em parte, estão elencadas.

a)    Refletir, aprofundar e rezar para que Murialdo nos desperte a viver um “estilo de vida” na FdM 

- Santidade vivida no cotidiano: Extraordinário no ordinário.

- Santidade como presença na vida dos pobres; nossa origem foi uma ação para e com os pobres: refazer uma leitura de nossas estruturas a partir dos pobres.   

- Santificação como imersão diária na Trindade.

- A fundação da Congregação foi obra comunitária de Murialdo, Constantino e de Reffo. A parceria deles convida-nos a reacender o fogo da paixão pelo Evangelho vivido como FdM.

- Nosso carisma é dado à Igreja: como ser família carismática na Igreja?

b)   Realizar um encontro nacional da FdM, como marco das celebrações do Ano Murialdino

 

c)    Realizar, como FdM no Brasil, um gesto profético significativo e bem concreto para marcar o Ano Murialdino: em nível de Congregação será a abertura de uma nova comunidade em novo país, com a participação de nossas províncias e organismos.

 

d)   Planejar e desenvolver ações singulares relativas ao Ano Murialdino nos Colégios, Obras Sociais, Paróquias, Casas de Formação, Comunidades Religiosas

- Promover encontros de formação à luz de Murialdo; Celebrações e momentos de espiritualidade; Retiros Espirituais; Teatro, danças, hora da arte, cartazes; Murialdo com tema gerador nas salas de aula; concursos...    

- Distribuir e rezar o santinho com a Oração do Ano Murialdino (já elaborado)   

  

e)    Visibilizar o Ano Murialdino nos meios onde nos encontramos:

- Utilização da Mass Mídia: tradicional e multimídia;           

- Adotar a mesma logomarca por parte de todos e em todos os eventos do Ano Murialdino; criação de banner; camisetas, imagens, encontros de catequese; folders.

            Aguardamos também vossas sugestões. Todas serão bem-vindas. Por favor, não deixem de fazê-las. Pedimos ainda, que em suas comunidades, usem da criatividade para atender aos desafios locais e dinamizar ações para este ano festivo.

 

f)     Solicitamos que as inciativas realizadas durante o Ano Murialdino sejam compartilhadas entre nós pelos meios disponíveis e mais adequados.

Irmãs e irmãos, acreditamos que a diversidade cultural presente nas comunidades e nos ambientes onde se encontra a FdM no Brasil, contribuirá para a riqueza das iniciativas, das manifestações, da arte e, acima de tudo, de incremento à oração e a devoção a São Leonardo Muriado e a seu carisma.

Acolhamos com entusiasmo o Ano Murialdino como tempo da graça de Deus para a nossa Família, dando o melhor de nós. Realizando estas e outras iniciativas, estaremos perfazendo um caminho de santidade e impulsionando que outros também  o façam. 

Irmanados na Família de Murialdo, um abraço fraterno.

 

A Comissão Central do Ano Murialdino no Brasil