Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Beatificação do Pe. João Schiavo

NOTÍCIAS DETALHES


19/03/2022 - Mais um sacerdote na Família Murialdina!

 
 
 

Mais um sacerdote na Família Murialdina!

Ordenação Sacerdotal de Ediglê Coutinho da Silva. (Josefino de Murialdo).

 

Conhecendo um pouco das terras onde pisamos por uns dias!

         O Município de Ocara está localizado região do Norte Cearense, distante 85 km da Capital FORTALEZA. O município possui aproximadamente 24.000 habitantes. A Palavra Ocara vem do tupi-guarani e significa palco, terreiro ou terraço de aldeia. Sua denominação original era Jurema e, desde 1943, Ocara chamou-se primitivamente Jurema, denominação que caracteriza certa espécie arbórea e própria de solos empobrecidos, rasos e impermeáveis.

“O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em redenção de muitos” (Mt 20,28) Com este lema de vida, Ediglê Coutinho é ordenado presbítero na festa de São José, 19 de março de 2022, dia em que é celebrado o nascimento da congregação de São José, Josefinos de Murialdo,  no dia 19 de março de 1873, em Turim na Itália, tendo como fundador São Leonardo Murialdo. Na data de hoje inicia-se o Ano jubilar dos 150 anos de fundação. Uma oportunidade para voltar às "fontes e tirar delas novas energias para o futuro", mas também agradecer ao Senhor por ter abençoado este carisma destinado à educação dos jovens crianças e famílias.

O Padre Ediglê  pertence a  Paróquia da Sagrada Família de Ocara – do distrito de Curupira onde aconteceu a Ordenação Sacerdotal.  Conforme divisão oficial da Igreja Católica a  Paróquia da Sagrada Família de Ocara  está inserida na Arquidiocese de Fortaleza.

Eu irmã Eliane estive presente na semana vocacional, representando as Irmãs Murialdinas de São José. Para realizar a preparação da ordenação nós, animadores vocacionais, éramos uma equipe de diversos estados: Ceará, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul. Fomos chegando com a calorosa acolhida da comunidade de São Sebastião. Cada família nos acolheu em sua casa e em seu coração. Depois da hospedagem e acolhida fomos divididos em quatro equipes onde desenvolvemos as seguintes atividades: Visita as famílias com escuta e benção das pessoas e das casas, tendo uma atenção especial aos doentes, visita as escolas de ensino médio e fundamental. Pelo alto–falante da igreja, às dezoito horas, fazíamos a hora da Ave Maria e já convidávamos o povo para a Santa Missa que era celebrada nas diferentes comunidades com uma motivação vocacional.

Durante a semana vocacional constatamos que o povo realmente tem Fé e ama os religiosos (as). É uma comunidade viva e atuante com lideranças jovens participando desde crianças da caminhada da igreja. Sentimos uma sintonia forte deles para conosco.

            Como diz nosso Papa Francisco: “Todo o cristão deveria desenvolver a capacidade de ler os acontecimentos da vida e identificar o que o Senhor quer de nós, para continuarmos a sua missão”.  Inspirados com este pensamento seguimos em missão, nesta bela semana vocacional, em oração pelo Pe. Ediglê Coutinho de Sousa e também, motivando as vocações femininas para se consagrar ao serviço do Reino de Deus do jeito de Murialdo.

Agradeço a oportunidade de poder estar com este povo Cearense e poder levar o Carisma do Amor de Deus.

Ir. Eliane Vieira - SAV/ Murialdinas