Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

Ação Educacional


Quem Somos - Missão - AÇÃO EDUCACIONAL

Nossa Missão

Acolher e educar crianças, jovens e famílias em situação de risco e de vulnerabilidade pessoal e social, a fim de que alcancem o pleno exercício de sua cidadania e despertem-se para a responsabilidade social e a solidariedade humana.

Ação Educacional
- Concretização da formação integral fundamentada nos princípios e valores cristãos segundo o carisma de São Leonardo Murialdo - Sistema Educacional Murialdino: um método próprio de educação – Estilo Educativo de Murialdo, educação do coração, pedagogia do amor.
Centro gerador de cultura e, na sua dinâmica pedagógica, busca produzir conhecimento que promova a vida e atitudes de respeito em relação aos seus semelhantes. Orientam o educando ao amor em relação a Deus e aos irmãos.

Atualmente esta Escola se encontra na cidade de Caxias do Sul, mas sua história teve início na zona rural de Fazenda Souza, onde, em 1958, Pe. João Schiavo fundou a Escola de Ensino Fundamental Santa Maria Goretti e para as jovens aspirantes à vida religiosa e aberta às crianças e jovens da comunidade local. Ela funcionou como Ginásio, hoje Ensino Fundamental, como também, realizou cursos de formação de professores, com o chamado Normal (1965), ou seja, o Magistério e mais tarde, o Curso Científico (1968). A Escola preparou e formou várias gerações de alunos.

Além de fundador, o Pe. João foi também diretor e professor nesta Escola. Durante 40 anos primou na educação e formação de crianças e jovens onde a maioria dos professores eram as próprias Irmãs Murialdinas. Devido à situação financeira, o prédio foi alugado para Escola Municipal Pe. João Schiavo e a Escola Santa Maria Goretti foi transferida para Caxias do Sul, abrindo com a primeira turma de alunos em1999, vindo exercer suas atividades educacionais na cidade de Caxias do Sul, no Bairro Madureira, à Rua Prof.ª. Viero, nº. 110