Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

Quem Somos - Na Vida Eterna




IRMÃ GIOCONDA PERONDI

Gioconda nasceu em Ana Rech- Caxias do Sul- RS no dia 24 de junho de 1897. Filha de José Perondi e de Carolina Mazzelli Perondi, ambos vindos da Itália.

Trabalhou mais de 30 anos com os Padres Josefinos, Primeiramente em Ana Rech, no Colégio Murialdo, por diversos anos. Foi em seguida para o distrito de Galópolis. Voltou mais alguns anos para Ana Rech. Em seguida, foi preencher as necessidades que havia no Seminário Josefino em Fazenda Souza-RS para cozinhar para os Seminaristas e daí, para o Abrigo de Menores São José, atual Centro Técnico Social. Foi-lhe pedido que se transferisse para a cidade de Rio Grande-RS, por algum tempo, onde os Josefinos abriram mais uma nova Obra.

Gioconda sempre quis ser religiosa, mas conservava esta aspiração em seu coração. Os tempos passaram e, quando Pe. João Schiavo resolveu dar início à Congregação das Irmãs Murialdinas, pediu também para ela ingressar.

Em 1954, já com 57 anos, ingressou e iniciou o noviciado em 1955. Fez seus primeiros votos em 1956 e a profissão perpétua em 1964.

Ir. Gioconda trabalhou sempre, incansavelmente, como cozinheira. Quantos Seminaristas, hoje Sacerdotes, a recordam com gratidão e saudade.

Ir. Gioconda era de constituição franzina, mas jamais deixou de trabalhar, mesmo quando se lhe acometeram os reumatismos que a faziam sofrer bastante. Não se queixava do sofrimento, era preciso adivinhá-lo.

Rezava muito. Sabia rezar, viver unida a Deus também durante o trabalho. Era uma alma mística, que vivia na maior simplicidade. Praticava a estrita pobreza e e não queria nada de supérfluo.

Nos momentos finais de sua vida, hospitalizada por três semanas, ofereceu todo seu sofrimento pela Congregação. Pressentiu a morte.

Pediu ao médico para morrer em casa. O médico prometera deixá-la sair no sábado e ela insistiu para que fosse na sexta-feira. No sábado de manhã, às 9 horas ela se apagou como uma vela, tendo conhecimento até o fim. As Irmãs todas rodeavam seu leito no momento de sua morte. Morreu como morrem os santos. Estava com 72 anos de idade.

Ir. Gioconda, Flor humilde e preciosa, com teu sorriso singelo e simples, com teu serviço abnegado aos irmãos, com tua oração e vivência religiosa exemplar, com tua pureza de coração, foste colhida e alcançaste a gloriosa realização em Cristo. Com Ele entraste na Glória.
Do céu abençoa teus parentes, tuas co-irmãs Murialdinas, os Padres Josefinos.