Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

Quem Somos - Irmãs




HISTÓRICO DE IR. HELENA ASSUNTA ZATTERA


Nós a conhecemos como Ir. Heleninha, mas Ir. Helena Assunta Zattera é a última dos 5 filhos de Augusto Zattera e Rachel Arbrigieri. Nasceu aos 22 de agosto de 1944, na Linha Conceição – Caxias do Sul e não teve a felicidade de conhecer o pai. E por este motivo foi muito mimada por toda a família.

Aos 6 anos fez sua primeira Eucaristia e foi colocada à prova, no centro de toda a comunidade para ser sabatinada pelo Padre. Respondeu todas as perguntas, pois gostava muito da catequese e foi neste tempo em que começou a sentir o desejo de ser irmã.
Ir. Helena tinha seu irmão mais velho como pai e mãe desempenhava a função de mãe e pai e foi ela quem testemunhou e ensinou à família os valores cristãos e de fé. A família ia junto, com muita alegria e disposição, aos domingos, para a Igreja.A prática da primeira 6ª feira do mês também era tradição.

A mãe a incentivou muito na decisão de sua vocação, e Pe. Nebrídio também faz parte de sua decisão vocacional. Ir. Helena conhecia outras Congregações todavia ingressou nas Irmãs Murialdinas pois seu irmão trabalhava em Fazenda Souza, construindo a casa das Irmãs. Ela também conhecia as irmãs pois elas passavam nas famílias pedindo ajuda, e passaram na casa dela também.

Ir. Helena ingressou no aspirantado com 16 anos e em 21 de janeiro de 1963 ingressou no noviciado, fazendo seus primeiros votos em 21 de janeiro de 1965.
Nestes 50 anos de Vida Religiosa Ir. Helena gastou sua vida doada aos pobres e necessitados nas mais diversas comunidades Murialdinas e também marcou presença na casa dos Josefinos trabalhando em Ana Rech e no Centro Técnico Social. Nos trabalhos que desenvolveu os que mais gostou foi do trabalho junto às crianças, na creche Lar Maria Menina. Para realizar este trabalho fez muitos cursos e buscou o aperfeiçoamento necessário.

Na vida religiosa a pessoa está onde está a necessidade de seu trabalho e neste sentido Ir. Helena diz que as transferências sempre foram momentos difíceis em sua vida, mas sempre conseguiu superar visto que a Palavra de Deus é o sustento de sua vida. Como o Salmista Ir. Helena também diz: "Senhor, vós me sondais e me conheceis...Sl 138" e, se Ele conhece Ele também dá as forças necessárias para superar as dificuldades e os limites.

Hoje, Ir. Helena afirma: "A minha alma da glórias ao Senhor e meu coração bate alegre e feliz. Ele olhou para mim com tanto amor que me escolheu, me elegeu e me quis. Apesar de minhas limitações e fraquezas sinto que foi Deus que me sustentou e conduziu meus caminhos nestes 50 anos de Vida Religiosa Murialdina.

Neste dia nos unimos a Ir. Helena e juntas bendizemos aos Senhor estes 50 anos de vida partilhada com quem mais precisa, sendo presença de mãe, irmã e amiga como nos ensinou São Leonardo Murialdo.