Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

Quem Somos - Na Vida Eterna




IRMÃ LOURI THEREZINHA MAZZOCHI

“Permanecei no meu amor... Para que a minha alegria esteja em vós, e vossa alegria seja plena”.

Ir. Louri nasceu em família numerosa e profundamente temente a Deus. Era a 2ª fllha, com sua gêmea Lorena. O amor que uniu tão estreitamente os membros da família foi superado, por Ir. Louri, somente pelo amor de Cristo que, bem cedo a chamou, mostrando-lhe um caminho onde o amor é mais universal.

Aos 20 anos, Ir.Louri entrou decididamente para a Vida Religiosa, onde foi acolhida com carinho pelas Irmãs Murialdinas de São José. No Noviciado Deus a provou com a doença. Em 1963, com grande alegria realizou sua primeira profissão pelos votos religiosos e, no dia 21 de janeiro de 1968, consagrou-se a Deus com os votos perpétuos.

Ir. Louri desenvolveu seu apostolado, trabalhando em Caxias do Sul-RS, em Fazenda Souza, Vila Oliva, Porto Alegre-RS e Maringá-PR. Dedicou-se com as crianças e a juventude pobre e abandonada, de acordo com o Carisma da Congregação. Ir.Louri era de índole delicada, sensívelvel, e amava, antes de tudo a Deus que a escolhera como Esposa, à família, às Irmãs da Congregação e as crianças a quem se dedicava.

Podemos compreendê-la melbor através de alguns dos pensamentos que ela mesma escreveu: “Viver é aceitar cada minuto da vida como um milagre que jamais será repetido”. “Abnega-te em tudo e Deus te contentará em tudo”. Escreveu uma cartinha para si mesma, dizendo: “Irmã Louri tu és muito afetuosa e sensível. Continua. Deves conservar as boas amizades... Sentir sempre a angústia de ser melhor, de querer amar mais a Cristo... Ser boa, ajudar a coordenadora e as Irmãs...

Peço-te muita vida interior e comtemplação e ação, mas, mais a união íntima com Deus. Começa a ter uma fortíssima devoção ao Espírito Santo. Ele te ajudará a esclarecer muitas coisas. Ele que é o Dom do Amor te ajudará a amar a Cristo com todas as tuas forças... amar com toda a capacidade que tens, A pessoa de Cristo deve fascinar-te. Que sempre te possas sentir angustiada, questionando-te sobre a razão da Vida Religiosa, sobre como deves viver a Vida Religiosa. O semblante de Cristo sofredor,dando sua vida por nós, me questionou, dizendo-me: “Que que queres mais?” - Qual é minha resposta? O meu sim? ... Que devo fazer por Ti,Senhor? Que devo fazer para este Cristo que me interpela e me questiona?

Ir.Louri, parecia estar pressentiddo algo em sua vida e assim se expressa, por escrito: “Eu tenho medo, não sei de que”. E, mais: ”Senhor, tudo te pertence, eu também te pertenço. Ensina-me a entregar-te todos os momentos de minha vida, para que sejam uma oferenda agradável a Deus.

Maria, ensina-me a fazer a oferta de minha vida e a aceitar a morte com as consequências que a acompanham. Eu sei que meus pais e familiares são um presente de Deus, ajuda-me, Senhor, a fazer-te a entrega, quando tua Mão Divina e Misericordiosa me pedir. Tudo para Vós,Senhor Jesus!”

E dirige-se à Mãe, assim: “Minha Mãe, recebe todo o amor sincero desta filha que você embalou. Teu amor foi a luz que guiou o meu viver. Teu amor há de me ensinar a morrer”. E ao Pai, dizia, três dias antes de morrer: “Meu Pai, não se preocupe, não fique triste por minha causa, e estou bem”.

E, num de seus escritos, dizia ainda: “Sinto-me como um grão de trigo que morre. Eu devo morrer... Ir. Louri , com a graça de Deus fez a caminhada que o Senhor lhe mostrou, na medida de sua boa vontade. E a semente de trigo foi colhida, morreu... para dar maior vida. Ir. Louri não morreu, ela está vivendo entre nós. Com o Cristo Ressuscitado está na alegria do Pai... ela nos acompanha a todos!

Cristo nos disse: “Não se perturbe o vosso coração... na Casa do meu Pai há muitas moradas”. Ir. Louri, na Casa do Pai, intercede por todos os que te amaram, te estimaram, especialmente por teus pais e familiares e pelas tuas Irmãs de Congregação.