Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

Quem Somos - Na Vida Eterna




IR. ROSA MARGARIDA PASTORE

Sábado, dia 26 de julho de 2014, às 19h40min, Ir.Rosa Margarida Pastore recebeu o chamado de Jesus: “Vem, bendita de meu Pai, receber a coroa que Ele preparou para ti, desde toda a eternidade”. Terminava assim sua vida terrena de quase 78 anos. Uma vida marcada de serviço, alegria, fé, disponibilidade e doação.

Ir.Rosa nasceu aos 20 de setembro de 1936, em Antônio Prado. É a sétima filha do casal Martin Pastore e Maria Soso. Desde muito jovem sentiu o desejo de doar sua vida a Jesus. Foi acolhida na Congregação das irmãs Murialdinas, pelo Pe.João Schiavo em 8 de julho de 1960 e fez sua consagração religiosa com os votos perpétuos, em 21 de janeiro de 1968.

Ir.Rosa sempre foi muito disponível serviçal e alegre. Trabalhou em Porto Alegre na Casa santo Antonio e na Restinga. A maior parte de sua vida transcorreu em Caxias do Sul, Ana Rech e Fazenda Souza, em serviços gerais e assistência às crianças.

Dedicou muitos anos nos serviços gerais nas casas dos Josefinos: Seminário de Fazenda Souza, Colégio Murialdo de Ana Rech e CTS Caxias do Sul. Nestas casas de formação, Ir.Rosa deixou um belo testemunho de generosidade, alegria e serviço a todos os que por ali passaram, Padres, seminaristas e estudantes. Muitos Josefinos agradecidos recordavam com ela os tempos em que ela trabalhava em suas casas. Ela mesma reconhece que aqueles foram tempos importantes na sua vida. Continuou sempre oferecendo suas orações pelos sacerdotes.

Há mais de 16 anos, Ir.Rosa estava nesta comunidade Centro Social Pe.João Schiavo dedicando-se a qualquer serviço que lhe fosse solicitado, sobretudo padaria e jardins, pois como diz seu nome – Rosa Margarida – ela gostava muito de flores, no meio das quais estava sempre sorridente. Com o manifestar-se nela a doença de alzaimer, aos poucos ela foi deixando os trabalhos, mas nunca deixou a oração. Ficava muito tempo na capela e no quarto rezava o terço em voz alta para sua co-irmã acamada.

No Salmo 23 encontrava forças, pois “O Senhor é meu Pastor, nada me faltará”. Repetia muito seguido a jaculatória – “Meu Jesus Misericórdia”!
Ao celebrarmos hoje o fim de sua caminhada terrena e entrada na esfera de Deus, agradecemos pela vida de Ir.Rosa e pelo testemunho que ela deixou para nós e pedimos ao divino Pastor que a acolha em seu reino e lhe dê gozo do eterno abraço. Vai com Deus, Ir.Rosa e roga ao Senhor que envie outras vocações em teu lugar. Descansa em paz.