Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

Quem Somos - Na Vida Eterna




IRMÃ ROSA LUISA CECCHIN

Ir. Rosa, Filha de Luis Francisco Cecchin e Angela Argenta Cecchin, nasceu em Loreto - 2ª Légua -RS, na Paróquia de Conceição, a 9 de agosto de 1943.

Desde criança teve uma vida assinalada pelo sofrimento. Aos cinco anos teve uma queimadura sofrendo as conseqüências durante toda a sua breve vida. Com 7 anos teve novamente que ser hospitalizada por um acidente que lhe cortou um dedo.

Pertencia a uma família religiosa e pobre. Tão pobre que Rosa não tinha coragem de pedir aos pais a permissão de entrar para a Congregação e fazer parte das Filhas de Murialdo.

Ir. Rosa, sempre humilde, sempre caridosa, sempre sorridente e amável, era exemplo para todas as co-Irmãs que a recordam com admiração e saudades. Lembram principalmente seu contínuo sorriso que se tornava mais intenso e mais vivo nos momentos de humilhação e de dor.

Trabalhou como cozinheira na Comunidade de Ana Rech, vivendo uma vida de silêncio e de escondimento exemplar. Sua preocupação era a de não desgostar a ninguém e ajudar a todos.

Mostrava-se sempre igual, sem variações de humor, sempre alegre. Isto não era fruto de seu caráter mas o resultado de um esforço contínuo de tudo fazer e de tudo suportar por amor a Deus.

Preparava-se assim, sem o saber, a ser a escolhida por Murialdo como a primeira representante das Irmãs Murialdinas no Céu.

Sua vida foi breve, mas intensa. Depois de um período doente, Ir. Rosa faleceu no dia 14 de junho de 1965, com apenas 22 anos, vítima de um edema pulmonar agudo.

Irmã Rosa distinguiu-se pelas virtudes da humildade, caridade, amabilidade, disponibilidade, piedade e pelo seu sorriso característico.

Seu exemplo sirva de estímulo e de esperança para nós todas quem militamos debaixo da mesma bandeira e como ela vivamos sob a mesma palavra de ordem que o Beato Murialdo nos deixou: “Agir e Calar”.