Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Beatificação do Pe. João Schiavo

NOTÍCIAS DETALHES


14/01/2023 - ASSEMBLEIA CAPITULAR

 
 
 

ASSEMBLEIA  CAPITULAR

Nos dia 13 e 14 de janeiro de 2023, no Centro Social Pe. João Schiavo, em Fazenda Souza, realizou-se a Assembleia Capitular da Delegação Brasil/Argentina, com o objetivo de fazer o processo de preparação ao X Capítulo Geral, que será de 02 a 15 de agosto de 2023, pela primeira vez no Brasil, no Centro Social Pe. João Schiavo, em Fazenda Souza.

No dia 13 a assembleia teve inicio com uma reflexão orante em torno do texto de João 4, 35 que inspirou o lema do X Capitulo Geral: “Erguei vossos olhos”. Um desafio a ter os olhos levantados, ampliar a visão, enxergar mais longe, enxergar o que os outros têm negligenciado, ver o que Deus vê. Duas perguntas ajudaram a refletir: quando levantamos nossos olhos o que vemos? Que situações e pessoas precisam ser alcançadas pelo nosso olhar? Neste dia as irmãs participantes tomaram conhecimento do relatório moral e econômico bem como a síntese dos capítulos locais a partir das reflexões feitas individualmente e comunitariamente.

No dia 14 a reflexão para iniciar os trabalhos foi sobre o 3º Ano Vocacional do Brasil com elementos trazidos do texto base. Foi feita uma reflexão a partir do cartaz que apresenta o tema: Vocação: graça e missão  e o lema: corações ardentes, pés a caminho. O texto Bíblico que norteia as reflexões do ano vocacional é o de Lc 24, 32 33 – os discípulos de Emaús. Cada irmã sentiu-se desafiada a resgatar esta cultura vocacional bem como rezar pelas vocações e reassumir a Pastoral Vocacional que é um dos desafios urgente de nossa delegação.

 Depois da reflexão as irmãs apresentaram, em plenária, para a aprovação as propostas para serem enviadas ao Capítulo Geral. No período da tarde foi feita a partilha das avaliações comunitárias referentes ao ano de 2022 e elaboração do Plano Anual para 2023.

Foi uma Assembleia Capitular positiva e produtiva. Além da missa diária não faltaram momentos de convivência, alegra e partilha.

“A missão se faz com os pés dos que vão, com os joelhos dos que ficam e com as mãos dos que contribuem”.