Irmãs Murialdinas de São José - Delegação Brasil/Argentina

NOTÍCIAS DETALHES

19/03/2023 - 150º da Fundação dos Josefinos de Murialdo

150º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DOS JOSEFINOS DE MURIALDO

No dia 02 de março de 2023 viajei para Roma com o principal objetivo de representar a todas as Murialdinas do Brasil/Argentina, na celebração dos 150 anos de Fundação dos Josefinos de Murialdo.

Minha primeira saída foi uma visita à Basílica de São Pedro, fui rezar e renovar a fé, junto à "rocha" da Igreja.

Dia 16, quinta feira, numa obra dos Josefinos, em Roma, tivemos o primeiro encontro como participantes do evento que reuniu sobretudo leigos e Josefinos de 16 países. Uma palestra proferida por duas leigas fazendo relação entre os ensinamentos do Papa Francisco e o carisma do Murialdo. O destaque foi em torno de palavras chaves: misericórdia, ternura, pobres e abandonados, ensinamento de Jesus. À tarde foi uma turnê por Roma.

No dia seguinte, sexta de manhã, o grande momento da audiência com o Papa, na sala Clementina.

Depois de longa expectativa, o Papa entrou e foi acolhido com muito aplauso e um canto a São José. A mensagem dele não foi muito longa, e certamente de alguma forma já receberam.  Das irmãs Murialdinas estavam: Ir. Orsola, Ir. Emma, Ir. Lucia, Ir. Giovana, Ir. Maria Tereza (do México) e nós duas do Brasil. Por surpresa de todos, foi avisado que o Papa, depois da bênção, cumprimentaria a todos. Ele ficava sentado e dava a mão para todos. Foi muito emocionante. Conseguimos como Murialdinas nos unir em cinco. Na minha vez eu disse: Murialdinas do Brasil e ele me disse: "Deus te abençoe". Queria todas vocês ali, nesse momento. Foi muito bom. Nesse encontro éramos 440 pessoas e ele saudou a todos, um por um.

Na audiência o Francisco afirmou: “Hoje, gostaria de sublinhar três aspectos que me parecem importantes para a vossa vida e para o vosso apostolado. São eles: o primado do amor de Deus, a atenção ao mundo em mudança e a doçura paterna da caridade”.

À Tarde, viagem a Turim, 4horas e meia de trem, que ás vezes tinha a velocidade de 290 por hora.

Sábado de manhã, no teatro do colégio Artigianelli um histórico da Congregação Josefina, atividades nos diferentes países e depoimentos de leigos e alguns religiosos. O almoço foi em diversos espaços do colégio. Muito bem servidos, pelos alunos dos Artigianelli que estudam culinária e hotelaria.

À tarde, em 4 grupos, conforme a língua, visitamos os lugares de Murialdo. Também se eu já conhecia, fiz questão de ir. É sempre uma graça pisar nesses lugares marcados por tanta santidade: A Igreja de São Dalmacio, da Consolata, o quarto de Murialdo e o museu.

Antes da noite fomos à Igreja Nossa Senhora da Saúde, onde está enterrado são Leonardo Murialdo. Pude parar bastante rezando ali. Rezei por todas. A janta foi no salão e espaços da paróquia. À noite, na Igreja, uma vigília de oração com muita animação de todos os grupos.

Para dormir, íamos numa casa das Irmãs de  São Gaetano, uns 20m a pé. O café da manhã e alguma janta era com a Ir. Giacomina, comunidade nossa ao lado da Igreja Nossa Sra. da Saúde.

Domingo de manhã, a Missa solene dos 150 anos de fundação com a presença de 07 bispos, inclusive os três Josefinos, muitos jovens, além do povo e de todos os participantes da família de Murialdo. Tudo muito animado e emocionante. Acabou com o almoço.